Europa 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Départ de Paris

Encerramos o período em Paris com um dia repleto de atrações. Le Pingô e eu ficamos no hotel até mais tarde (10h30), enquanto a turma seguiu para o Louvre. Optamos por descansar, pois já havíamos feito este passeio em 2008.

Como combinamos um encontro às 12h30 na Pirâmide do Louvre, deixamos o hotel por volta de 11h em direção ao Museu de Orsay. No caminho, uma pausa para um Macaron!

Que felicidade!

Como não havia tempo para aproveitar o Museu, fizemos apenas um passeio na porta :oD

Esculturas na entrada do museu
Escadaria do museu

Atravessei a rua para tirar uma foto melhor de Le Pingô na frente do museu. Foi quando percebi a aproximação de um sujeito suspeito, de meia idade. O malandro estava com um anel de ouro na mão, perguntando se era meu. Como a regra número 1 neste tipo de situação é manter distância, atravessei a rua ali mesmo (fora da faixa) e aguardei na porta do museu o afastamento do mano larápio (Le Gatuno).

Para evitar um encontro com Le Gatuno, pegamos um caminho alternativo em direção ao Louvre. Atravessamos a Ponte Solférino, onde casais colocam cadeados nas grades para simbolizar amor eterno (chuckle).

Ponte dos cadeados

Encontramos a turma no local combinado. Pausa para sessão de fotos :o)

Próximo destino: Sainte-Chapelle (estava agendada para segunda-feira, mas foi necessário cancelar devido ao problema com a carteira perdida). No caminho, pausa para compras :o)

Le Pingô

Ponte no caminho para Sainte-Chapelle:  o artista e Le mãe

Le turma

Neste trajeto escapamos de outro golpe. Um grupo (crianças e jovens) de origem romena (investiguei depois) aborda os turistas com uma lista com algumas assinaturas (não parei para ler o conteúdo). O truque é o seguinte: enquanto o Le Mané assina a lista, os Le Gatuninhos aproveitam para aliviar o peso do seu bolso. Como ignorei e orientei que todos da turma fizessem o mesmo, eles (uns 12) nos seguiram por algum tempo. Atravessamos a rua na primeira oportunidade e aguardamos a aproximação de um grupo de turistas, para então continuarmos nosso passeio.

Como a agenda estava cheia, passamos pela checagem de bagagem na Sainte-Chapelle, mas não chegamos a entrar no local. Ou seja, apenas uma visita express para tirar fotos.

Sainte-Chapelle

A sensibilidade do artista na Sainte-Chapelle

Uma breve caminhada e chegamos na Notre-Dame. Deixamos a turma por lá, combinamos um encontro no café ao lado e seguimos (Le Pingô e eu) a pé para o Panteão!

Foi uma caminhada extremamente agradável pelo Latin Quarter.

Praça em frente ao Panteão!

Retornamos para o local combinado. Pausa para mais um ótimo café.

Le mãe

Pegamos um táxi e seguimos para a torre Eiffel, ponto de partida do último programa da noite: passeio de barco no Sena.

Valeu a pena. O barco é fechado (frio) e o passeio não é caro (10 mangos)

E assim encerramos o período em Paris. Uma cidade maravilhosa, porém um pouco suja (especialmente comparada com Londres).

Daqui a pouco (06h25) partiremos da estação Nord para Amsterdã. A hospedagem será no hotel Estheréa (de 13 a 15/10). Até mais!!